Saúde, terra e vida!

Salve Desbravadores / xs ! Viemos divulgar o Manifesto do Bloco Popular para chamamento da I Conferência de Saúde Mental dos Povos Indígenas que acontecerá nos dias 12 e 13 de Março, na Aldeia Maracanã, Rio de Janeiro. Serão colocadas suas demandas diante do poder público e até mesmo da luta antimanicomial, da qual ainda são excluídos, utilizando como instrumento a mobilização diante da V Conferência Nacional de Saúde Mental, que será em Novembro de 2022. É reivindicado o seu lugar nas políticas de saúde mental e na atenção psicossocial do SUS.


Foto: Divulgação


Fique por dentro, clique aqui para ler a Convocatória.


"Nós, indígenas, sabemos o quão problemática é a noção de "nação" colocada em espaços institucionais e governamentais. A exclusão de nossos povos da divisão territorial da Conferência é um exemplo claro. Na luta pela terra e na diáspora e etnocídio, a experiência indígena com território, terra, moradia, Estado, Povo e Nação é diversa, marcada por violência, opressão e frágeis relações de pertencimento e não-pertencimento. (...)


(...) O recenseamento das questões relacionadas à saúde mental, suicídio e uso de substâncias entre indígenas é insuficiente. Os poucos dados existentes são meramente quantitativos, sem análise qualitativa. São escassas as pesquisas voltadas à compreensão, pesquisa e elaboração de políticas públicas efetivas para o apoio psicossocial a indígenas. (...) A exclusão da Rede de Atenção Psicossocial nos torna mais vulneráveis ao sofrimento psíquico advindo do avanço da colonização e genocídio."



Saúde mental para o povo!


O Bloco Popular pertence à população oprimida e excluída. Estão do lado das pessoas negras, indígenas, LGBTs, mulheres, população de rua, pessoas encarceradas e manicomializadas, pessoas periféricas e quem se colocar em aliança com a organização. O Manifesto do Bloco Popular é pelo fortalecimento e representatividade das pessoas usuárias do SUS, familiares e pessoas excluídas do SUS. É uma luta pela participação popular na Conferência Nacional de Saúde Mental.


Dentre os eixos que serão abordados na I Conferência de Saúde Mental dos Povos Indígenas, estão as discussões sobre cuidados em saúde e bem estar baseados nas medicinas tradicionais dentro do SUS e nas comunidades; formação de profissionais indígenas na saúde pública e inclusão da formação sobre saúde indígena entre profissionais do SUS como um todo e não apenas na SESAI; inclusão indígena no controle social no SUS, incluindo as políticas de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e a Rede de Atenção Psicossocial; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia; a exclusão indígena da vacinação e demais políticas sanitárias de combate a COVID-19; transparência dos dados referentes aos cuidados a indígenas durante a pandemia; Saúde mental indígena pós pandemia.


Confira a Programação completa dos dias 12 e 13 de março aqui: https://saudementalparaopovo.blogspot.com/p/i-conferencia-de-saude-mental-dos-povos.html


Ajude a Financiar:


Saiba mais:

https://linktr.ee/saudementalparaopovo

@saudementalparaopovo


Stay Heavy!


#saudementalparaopovo #saudementalindigena #saudemental #saudeindigena #lutaantimanicomial #lutapelaterra #terrasindigenas #defendaosus #sesai #BlocoPopularCNSM

#culturabrasileira

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo