• Anfear

#MerMay - Iara no mês das sereias


Imagem - Foto Iara: Ana Di Castro | Esboço: Fábio Gomes | Foto mão: gökçe özaslan, FreeImages

A Iara do nosso clipe foi ilustrada pelo artista Fábio Gomes, que fez essa Fanart para o desafio #MerMay 2020, uma nova onda que teve alta adesão de vários artistas. A hashtag #MerMay vem da junção das palavras em inglês Mermaid (sereia) + May (maio), foi criada pelo ilustrador da Disney, Tom Bancroft, com objetivo de estimular a criatividade dos artistas para ilustrar sereias e tritões em todos os estilos. Desde então o desafio está dominando e recheando nossas redes sociais, principalmente o instagram e o twitter.


Imagem: Fanart da Iara por Fábio Gomes (2020)


Fábio Gomes é designer e ilustrador free lancer, tem 26 anos, mora em São Paulo e desenha desde os 4 anos, aos 14 começou a trabalhar com ilustração de bairro. Técnico em Comunicação Visual pela ETEC de Vila Formosa, Fábio fez desenho na Quanta Academia de Artes e ingressou na faculdade de Design Gráfico. Além de atuar como free lancer na internet, vende COMMISSION pelo instagram, atua em eventos, e faz parte do Devaneio Aleatório, um grupo de ilustradores que serve de incentivo para os artistas e foca na criação de projetos de quadrinhos em grupo.

Imagem: Desenho do Fábio aos 4 anos de idade (esquerda) ao lado do seu traço atual (direita).


Conheça o trabalho do artista: https://www.instagram.com/sr.bafio/?hl=pt-br



Quem é a Iara, nossa sereia brasileira?


"Iara é como é conhecida a Mãe-d'água, uma mulher meio peixe, que canta para atrair o homem. Este, seduzido, morre afogado, querendo acompanhá-la para bodas do fundo das águas. A Iara não oferece ouro aos homens, apenas os seduz com o seu canto, levando-os à morte. Mas o que representa a Iara, qual a sua simbologia? Para Câmara Cascudo, a iara representa o homem branco europeu, por isso muitas vezes é retratada como mulher alva, loura e meio peixe. O europeu, que seduziu os índios com presentes, que os ludibriou, levando-os à morte, tem as mesmas características e estratégias traiçoeiras da Iara."

Fonte: @folclorando | Pesquisa: Luís da Câmara Cascudo, em Dicionário do Folclore Brasileiro. 12ª edição, pág. 413.

Conheça a Folclorando: https://folclorando.com.br


Foto: Ana Di Castro | Maquiagem: Amanda Porrino | Modelo: Fernanda Mariotti


Gostou das fotos? Conheça o trabalho da Ana Di Castro: https://anadicastro.com.br/


#StayHeavy e #Mermay


#iara #sereia #folclorando #folclorebrasileiro #folclore #cultura #historia #brculture #anfearbanda #illustration #ilustração #desenho #draw #drawing #mermay #wacommermay2020 #mermaid #mermaids #iara #sereia

50 visualizações