Farrapos: Jogos do Destino? #2

Acompanhem a segunda parte do artigo "Farrapos: Jogos do Destino?" escrito pelo Professor Matheus Viccola para homenagear o aniversário de lançamento do nosso primeiro EP Plays Of Destiny!


Para conferir a primeira parte dessa guerra clique aqui.

Foto: Andressa Lé e Nan Marconato


Farrapos: Jogos do Destino? (parte 2)


Por Matheus Guilherme Viccola

(...)

A Guerra dos Farrapos estoura, finalmente, no dia 20 de setembro de 1835, quando Bento Gonçalves, comanda uma tropa de soldados revoltosos e avança sobre a cidade de Porto Alegre, capital da província, destitui o presidente provinciano Antônio Fernandes Rodrigues Braga (nomeado pelo Governo Central) e expulsa as tropas fiéis ao Regente Diogo Feijó.


Não é difícil imaginar qual imagem os farrapos (como eram chamados pejorativamente pelo governo) têm nesse momento do seu líder: o herói “um guerreiro com mil sonhos”, assim como ilustrado na letra da Banda Anfear.


Idas e vindas são partes constantes das guerras e, a reação do governo não tardou a vir: para afrontar Bento Gonçalves, o Poder Central transferiu a capital para Rio Grande e, menos de um ano depois (15 de julho de 1836) retomou Porto Alegre das mãos dos revoltosos.


Não se dando por vencido, Bento Gonçalves acompanhado do Gal. Antônio de Sousa Netto e outras lideranças, comandou os revoltosos na Batalha do Seival (próximo a atual cidade de Bagé/RS) e deu importante vitória ao movimento (e, também, um saldo desastroso de quase 500 mortos). Em 10 de setembro de 1836 era proclamada a República Rio Grandense, ou a República de Piratini.


Era uma grande vitória para os farroupilhas – e de fato teria sido ainda maior se não fosse o trágico acontecimento, conhecido até hoje entre os gaúchos como “a traição do Fanfa”: em 4 de outubro de 1836, Bento Gonçalves e seus soldados foram alvo de uma emboscada às margens do Rio Jacuí. Surpreendidos por 18 barcos de guerra comandados pelo também gaúcho Bento Manuel, entraram em um confronto que resultou na morte de cerca de 100 farroupilhas e a prisão de Bento Gonçalves e outros líderes.


Contudo, a prisão de um de seus principais líderes não registraria o fim da guerra, muito pelo contrário, é neste momento que começam a surgir alguns dos grandes “figurões” da nossa História: Giuseppe Garibaldi e sua eterna Ana de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi; famosos “vilões viracasacas”, como Bento Manuel (Sim! O mesmo da traição do Fanfa e que, ainda, trocou de lado duas vezes durante a Guerra!); ou os hábeis estrategistas, como Duque de Caxias (à época ainda Barão Luis Alves de Lima e Silva).

“I have been wasting my life / And my youth in this war / I have been fighting to win / When I saw you / Among the gods / The destiny made me bleed. / Tenho desperdiçado a minha vida / e minha juventude nesta guerra / Tenho lutado para ganhar / Quando eu te vi / Entre os deuses / O destino me fez sangrar." (Plays Of Destiny, banda ANFEAR)


(...) Continua. Fiquem ligados nas próximas publicações!


* * *

REFERÊNCIAS


HOLLANDA, S. B. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira – II. O Brasil Monárquico – dispersão e unidade – Volume IV. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. Livro V. Cap. 2. p. 487 a 505.


NETO, M. S. B. Grandes Personagens da Nossa História. São Paulo: Abril Cultural, 1971. Volume II. p. 397 a 412.


BARBOSA, F.D. História do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2013. Cap. 27 Revolução Farroupilha. p. 103 a 132.


GOMES, L. 1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da república no Brasil. São Paulo: Globo, ed. 1ª, 2013. Reimpressão 6ª, 2015. Cap. 23 Paixão e Morte. p. 357 a 369.


ARQUIVO Público do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em < www.apers.rs.gov.br >. Acesso em 13.abr.2020.


PLAYS OF DESTINY. Compositor: Andressa Lé, Renan Marconato in: Banda Anfear. Disponível em < https://m.letras.mus.br/anfear/plays-ofdestiny/traducao.html?fbclid=IwAR3lwjclrZQD

BTWd0WeAKHMCmUTDfbGueL9tbxv6G5Xw5JW6FTJL9L1lu8 >. Acesso em 18.abr.2020.



* * *

Matheus Viccola

É licenciado em História, com pós-graduação pela PUC-SP, professor na rede pública (Estadual e Municipal) de São Paulo, apaixonado por História e rock n’ roll. Eterno estudante de guitarra e, nas horas vagas, curte fazer uns bons covers com seus camaradas na Banda do Johnny.



* * *

Acompanhem nossa comemoração durante esse mês de julho e se você ainda não assistiu aos bastidores do nosso primeiro show da história, veja o lançamento do EP PLAYS OF DESTINY, na Fábrica de Cultura do Belém:



#StayHeavy e #GoAnfear


#GuerradosFarrapos #Anfear #GoAnfear #PlaysofDestiny #4anosdeEp #HistóriadoBrasil #4anosdePlaysofDestiny #CulturaBrasileira

20 visualizações
  • Anfear Instagram Icon
  • Anfear Facebook Icon
  • Anfear YouTube Icon

ANFEAR ©2019 todos os direitos reservados

Criado por NAN MARCONATO.

Faça parte da nossa lista de e-mails